Logo Engevil Piscinas

Cloro livre e combinado – Sua Piscina mais Saudável.

Fazendo uma comparação com o colesterol, existe o cloro bom denominado de cloro livre e o cloro ruim denominado cloro combinado – cujo sinônimo é cloramina. O primeiro (cloro livre), além de ter o excelente poder desinfetante, não tem odor desagradável e também não é prejudicial aos olhos, mucosas e pele. O segundo (cloro combinado), além de ter seu poder desinfetante extremamente pequeno, tem péssimo odor (muitos chamam de odor de cloro) e é prejudicial aos olhos, mucosas e pele.

Tendo em vista o que foi exposto acima, medir o cloro livre e o combinado passa a ser muito importante. As leis e as normas referentes a cloro livre e combinado referem-se a pequenos valores, assim como intervalos pequenos e principalmente para o cloro combinado fato este que tornam as medições de cloro tanto livre como combinado muito importantes.

Exemplificando; a ABNT estipula para o cloro livre o intervalo de 0,8 a 3,0 ppm. Para os americanos, o máximo permitido de cloro combinado de 0,2 ppm. Não existem no momento leis ou normas brasileiras para cloro combinado. O cloro total é a soma de cloro livre e cloro combinado. Também lembramos que mesmo os desinfetantes alternativos necessitam de uma pequena quantidade de cloro na água da piscina, o que torna necessária a medição de cloro nestes valores baixos.

As medições de cloro livre são feitas diretamente de diversas maneiras e as de cloro combinado diretamente, mas também indiretamente pela diferença entre cloro total e cloro combinado. As medições das concentrações de cloro livre e combinado são feitas por comparação colorimétrica, por titulação ou fita de testes.

As medições colorimétricas podem ser feitas por reagentes líquidos ou sólidos (pastilhas), por fitas de testes ou por aparelhos denominados de fotômetros. Os dois primeiros dependem da precisão de cores do operador de teste e da luz de fundo contra o qual é colocado a solução de teste o as medições pelo fotômetro independem do responsável pelos testes e da luz de fundo, sendo, portanto suas medições mais precisas e mais confiáveis São aparelhos relativamente caros e usados principalmente nas piscinas de grande porte. É conveniente lembrar que mesmo as pessoas consideradas não daltônicas enxergam as cores ligeiramente diferentes e os daltônicos em grande maioria não distinguem o verde do vermelho e os daltônicos do sexo masculino representam 8% da população.

No Brasil, país onde há pelo menos 2 milhões de piscinas – o segundo colocado em número de piscinas no mundo – as medições de cloro são feitas por reagentes líquidos e recentemente por fitas de teste. Fitas de teste normalmente medem de uma única vez, pH, cloro livre, alcalinidade total e teor de ácido cianúrico. Infelizmente não medem cloro total(pelo menos no Brasil) ou diretamente cloro combinado, portanto deixam a desejar neste aspecto. Além do mais, sua medição de cloro livre tem pouca precisão e baixa resolução (temos que estimar a cor entre duas outras cores).

Uma maneira tradicional de medir cloro no Brasil é pelo sistema colorimétrico de reagentes líquido pelo reagente OTO (ortotolidina). Este método é barato, mas infelizmente proibido em muitos países por ser comprovadamente cancerígeno, além de ser muito prejudicial à pele e aos olhos. Além do mais, mede apenas o cloro total que é a soma de cloro livre e cloro combinado.
As empresas brasileiras que comercializam cloro no Brasil não estão dando conta do quanto é importante medir corretamente o cloro livre e o cloro combinado, além de usarem produtos nocivos aos seres humanos. Para medir o cloro livre e o cloro total, os países desenvolvidos adotaram o reagente DPD ( Diethyl-p-Phenilene Diamine). É mais caro, porém de maior precisão e medem cloro livre e cloro combinado (diferentemente do reagente ortotolidina que mede apenas o cloro total).

Com o reagente DPD, pode-se medir colorimétricamente o cloro livre e o cloro total e por diferença o cloro combinado. Outra maneira de se medir cloro livre e cloro combinado e pelo método DPD-FAZ.(Diethyl-p-Phenilene Diamine—Ferrous Ammonium Sulfate) É uma medição por titulação, mas a medição é feita quando a cor rosa passa para incolor, o que dá maior precisão nos testes. Inclusive é ideal para pessoas com deficiência em determinar cores. Neste método mede-se diretamente o cloro livre e o combinado. Uma gota do reagente pode indicar 0,1, 0,2 e 0,5 ppm quer de cloro livre, quer de cloro combinado.

No XXVII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental o trabalho apresentado sob o título XI-019-“Avaliação de dois métodos concorrentes usado na determinação de cloro na água tratada”, realizados pelos engenheiros da CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento), engenheiros químicos Ricardo Noll, Ivan Lautert Oliveira e Joelson Pescador. Nestes testes, são comparados os resultados de medições de cloro residual pelo métodos DPD e OTO, medidos contra soluções padrões preparadas em laboratório. Como conclusão eles observaram que as medições pelo método DPD estão muito próximas do padrão. Nos testes pelo método OTO suas medições apresentavam resultados de 25 a 45% menores do que os padrões.

Finalizando, o maior custo do reagente DPD em relação ao reagente OTO é desprezível se considerarmos o uso muito pequeno do reagente DPD em relação ao consumo de cloro e demais produtos químicos necessários ao tratamento de uma piscina e ainda as maiores vantagens de medir cloro livre e combinado com precisão e ainda sem efeito nocivo à saúde. Este artigo é um forte recado para os fabricantes e distribuidores de cloro para passarem urgentemente a comercializar kits de testes de cloro pelo método DPD para medir cloro livre colorimétricamente e ainda melhor se comercializarem os kits de testes para medir cloro livre e combinado pelo método DPD-FAZ.

Nilson Maierá é formado em engenharia química pela Universidade Politécnica da Universidade de São Paulo – USP. Maierá está há pelo menos 30 anos no mercado de piscinas e é fundador da academia Raia 4 piscinas.

 

Fonte: Engenheiro químico Nilson Maierá

 

http://www.anapp.org.br/boletim/cloro-livre-e-combinado/

Precisa de ajuda?