A História da Piscina

historia_da_piscina

Piscina (do latim piscina, derivado de piscis “peixe”) é um tanque de água próprio para natação, mergulhos, saltos ornamentais e outras práticas desportivas, como polo aquático e hidroginástica, ou simplesmente para recreação.


Geralmente é equipada com uma estação de tratamento de água própria para piscinas.

As primeiras piscinas construídas para utilização comercial surgiram no final do século 18 e começo do século 19. As primeiras piscinas públicas registradas estavam na Europa, entre os anos de 1761 e 1781. A adaptação das piscinas comerciais para as residenciais vem de vários fatores. Tudo pode ter surgido do desejo de se adaptar uma nova forma de lazer para os hábitos de higiene.

As piscinas residenciais que conhecemos hoje viraram moda, primeiro, entre os ricos e famosos. A prática começou em Hollywood, associando piscina ao glamour. Com o tempo e a utilização de novos materiais, o sonho de ter uma piscina própria chegou ao alcance de mais pessoas e tornou-se mais popular. Outro fator para o crescimento dessa febre que se tornou mundial foi a sensação de status aos que construíam em sua casa. O fato de ter uma piscina particular tornava seus donos mais importantes perante seus amigos e mesmo sua família. A moda de se ter uma piscina em casa veio, a princípio, da Costa Leste, mudando-se depois para Los Angeles, que espelhando no glamour de Hollywood, rapidamente se tornou a “capital mundial das piscinas”.

As piscinas públicas, porém, têm uma longa história. Os relatos mais remotos de que se tem notícia são de grandes tanques encontrados em pirâmides do Antigo Egito. Embora mais distantes, são as construções que mais se aproximam da piscina atual. Estavam ligadas à decoração, eram luxuosas e com designs deslumbrantes.

Durante a Idade Média, com a difusão do Cristianismo, piscinas eram utilizadas para rituais de batismo. As pessoas eram mergulhadas para purificação. Com o tempo, as piscinas ou tanques das igrejas ficaram menores, virando pias batismais, mas a prática religiosa ganhou o gosto popular e os tanques foram adaptados ao lazer e à diversão. No século XVII já existiam balneários com piscinas públicas, mas a água não era tratada. Por isso, os banhistas ficavam expostos a inúmeras doenças. O tratamento das piscinas veio com a evolução da natação, com a criação dos estilos de nado (crown, borboleta, costas, peito) e a necessidade de aperfeiçoá-los. Os praticantes exigiam a higiene, piscinas maiores e privacidade para os treinos. Assim, foram se desenvolvendo tecnologias de tratamento e manutenção.

Hoje, há tratamento adequado para a água da piscina, mas a higiene ainda é fundamental. Evite beber a água da piscina, não entre na água sem tomar ducha e evite urinar na água. Colabore para que as piscinas sejam cada vez melhores!

O desejo de tornar um simples banho em nado resultou na evolução desse uso da água em residências. As piscinas, então se tornaram uma solução prática e também uma nova forma de decoração em residências. Na época do cristianismo, piscinas eram utilizadas para rituais de batismo, onde pessoas eram mergulhadas nesses recipientes, para purificação. Sem se importar com sua origem religiosa, quando as piscinas tornaram-se um elemento enriquecedor na vida do homem, o mercado norte-americano começou a lançar produtos específicos, dando início a um mercado que cresce a cada dia. A evolução da piscina deu-se também pela evolução do nado.

A criação dos estilos nadar (crown, borboleta, costas, peito) deu à piscina a importância de ambientes para o aperfeiçoamento desses estilos, necessitando que as piscinas fossem construídas com tamanhos cada vez maiores e por consequência, com estruturas reforçadas.

Com o passar do tempo, os investimentos em tecnologia e principalmente a necessidade de atender consumidores cada vez mais exigentes, as piscinas ganharam mais atrativos, exigindo de arquitetos e de fabricantes de produtos para piscina um maior investimento em tecnologia e a criação de novas técnicas para construção. Hoje, o surgimento de uma infinidade de produtos para construção e manutenção além de produtos para lazer e decoração na piscina, possibilitou a realização de qualquer sonho de ter uma piscina em casa. Além disso, a piscina se tornou um ambiente com uma infinidade de opções para lazer e relaxamento.